19 de abril de 2012 Felipe

Draw Something e a abstração

Draw Something

Draw Something

Tenho me divertido muito com o Draw Something, uma espécie de Imagem e Ação, por assim dizer. Uma pessoa precisa desenhar uma palavra para que a outra acerte. Totalmente engraçado e que proporciona bons momentos de risadas e, principalmente, abstração. Baixei o aplicativo na semana passada e resolvi escrever essas mal traçadas linhas sobre algumas impressões que tive do jogo.

É muito interessante ver que não é preciso ser desenhista pra desenhar. É meio óbvio, mas é verdade. Meu traço passa longe do “aceitável”, mas consigo me fazer entender na maioria das vezes. O grande desafio é passar a ideia e confiar na capacidade do coleguinha em conseguir interpretá-la. Claro, algumas pessoas são tão ruins de desenho que não conseguirão desenhar um carro, mas acredite, se o conceito for minimamente transmitido, a chance de acerto pode aumentar.

Draw Something | Chico RulezAs palavras, no geral, são bem tranquilas, mesmo as que estão classificadas como hard. Como disse, a dificuldade, na maioria das vezes é passá-las para o “papel” de maneira coerente. Do outro lado, também é preciso um pouco de esforço para o palpite. E para isso, é necessário ser MUITO abstrato na interpretação. Se você jogou Imagem e Ação na sua adolescência, vai conseguir fazer isso bem. Vamos pegar, por exemplo, os desenhos que o canalha do Chico Rulez cedeu para o blog. No primeiro, essa aí na esquerda, ele estava desenhando para mim e, para manter a graça, apaguei a palavra.

Você consegue descobrir o que é? Não foi das mais difíceis, existem outras foram bem cabeludas. Outros vão ficar horas tentando fazer a relação entre “morcego devorado” e “mão chifrada”. Vai depender da proficiência do jogador na língua inglesa e também das suas áreas de interesse.

Finalmente, o mais legal: ver como as pessoas tem ideias diferentes das suas para a mesma palavra. Ou seja, conexões e raciocínios diferentes. Novamente, Chico Rulez nos presenteia com uma pérola criada por ele. Mais uma vez pessoas e palavras foram apagadas.

Draw Something | Chico Rulez

Melhor interpretação para um clássico dos anos 90. E devem existir mil outras construções para ela, todas com a mesma conclusão: “É claro que ele vai acertar!”.

Ledo engano.

Certa vez fui desenhar Moisés para o Walteen. Desenhei um bonequinho com um cajado na mão e dois paredões vermelhos imensos, era o Mar Vermelho aberto. “Tá muito óbvio. Essa aí vai ser de primeira”. Claro que não foi. Ele me disse “viajou nos paredões vermelhos”. Ou seja, nada claro. E essa é a graça do jogo!

Ah, se você está interessado, o Draw Something está disponível no Google Play e na App Store.

E eu queria saber quais foram os desenhos mais engraçados que vocês desenharam ou precisaram interpretar.

, ,

Comments (3)

  1. Me apaixonei pelo primeiro desenho!
    Tô viciadinha no Draw Something também. Depois me passa teu username pra eu te caçar lá ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *