Cigarros de Palha

Uma das coisas mais civilizadas que o mundo moderno nos proporcionou foi a proibição do cigarro em locais públicos fechados. As roupas e pulmões dos não fumantes agradecem profundamente.

Porém, ainda faltam duas coisas pra tudo ficar ainda melhor. A primeira é fazer essa lei funcionar plenamente. A segunda, banir o cigarro de palha dito artesanal do planeta Terra. É realmente ruim chegar em casa fedendo a fumaça. E em um local um pouco menor, a convivência entre pulmões, baforadas e fumaça é impraticável. Se for de um “paioso” então, a situação piora. Desde quando eles foram anunciados como “mais saudáveis” e deixaram de ser coisa de jeca, se tornando artigo para pessoas descoladas, os bares foram tomados por essa praga. E eles são muito mais fedorentos e mais difíceis de manusear do que os cigarros convencionais.

Sim, sei que sou chato com isso, mas é porque realmente me incomoda. Notem que não tenho nada contra fumantes, mas confesso que a falta de senso de alguns me atrapalha um pouco. Principalmente quando isso envolve cigarros de palha.

Entre em contato! Me adicione no Twitter ou no Google+

60 comentários para “Cigarros de Palha

  1. SlothSam

    Eu tenho tudo contra fumantes.
    Primeiro, porque fazem isso por duas razões, que não merecem, ambas, nenhum respeito:
    - como forma de fuga;
    - porque um grupinho de boçais sem identidade disse que era bonito e, assim, para entrar no estereótipo, também foi lá e fez.

    Aliás, temos que incluir uma terceira razão – que pode ser chamada de categoria também -, que é bem atual:
    - fazer para irritar quem se sente incomodado com a fumaça. (já considero escrita no destino a conseqüência candombleresca, preparada pelo universo, para castigar tais indivíduos dotados de tamanha tosquice comportamental).

    Sinceramente, tenho amigos fumantes e tal, mas todos sabem do meu repúdio. Eu já cheguei no nível, público e sincero, de querer que se f… a vida de quem tomou a decisão de ser mais fraco e fechar os olhos para os malefícios desse instrumento ilusório. No entanto, se isso passa a colocar em risco a minha vida, pode ter certeza de que meu comportamento será orientado pela herança Chuck Norris de reação.
    Se você, fumante, vier para o meu lado cheio de graça, apenas tenha em mente que, futuramente, se algum problema comigo houver por causa dessa ‘fumacinha de nada’ aí, quem vai pagar são os sobrinhos, tias, cachorros, primos, papagaios – e quaisquer membros da família do responsável (exato, eu freqüentei a escola do Bin Laden).

    Fumar é Fraqueza (com F maiúsculo mesmo).
    E só linguagem terrorista para fazer com que esses bestas quadradas parem de enganar a si mesmos e parem, também, de continuar a defender esse maldito objeto com a imagem do comercial do Free na cabeça…

    ps: “Os incomodados que se mudem” é o que costumam dizer os fumantes que, contra a lei, fumam em locais fechados. Então, já que é para ser egoísta e metido a decorador de frases clicherescas de efeito, proponho que todos tenham um inseticida no bolso para, no momento do incômodo, espirrar- sem dó – na cara dessas mesmas pessoas. Mesmo porque a única diferença entre os dois é que o veneno deles tem cheiro. Já o inseticida ainda tem a conveniência, em alguns casos, de ser inodoro.

    Responder
    • Alberto Teixeira

      Meu amigo, fumo cigarro de palha, e nunca comecei a usar por nenhum dos fatos que voce citou. Fumei primeira vez em uma festa com amigos. Um amigo me oferceu e eu so queria esperimentar porque se todo mundo fuma e porque deve ser algo bom, fumei e gostei. Hoje eu fumo pro pazer. Nao fumo diariamente. Fumo quando estou com tempo livre pra curtir uma cerveja. O que voce me diz a respeito?

      Responder
        • Vanessa

          Boom eu fumo faz 4 anos .. Estou pensando em parar mais não sei se vou aguentar eu sei fede muiito quem fuma, mais eu faço de td pra mim nao cheirar mal eu lavo muito a mao e sempre levo balas e cremes comigo onde eu vou !
          Bom mais você que ta falando isso você esta muito errado dessas coisas que você esta falando em um lugar abertoo quem tem que reclamar sao os fumantes por causa de vocês estarem falando mal dos fumantes ! A maioria das peessoas fumam nao por gostar e sim pq precisam agora ! aa minha mior vontade e parar mais mesmo assim quee fumar do meu ladoo claro que pode nunca esnobe uma peessoa por pouca coiisa .. você é minoria aki

          Responder
    • Rodrigo Bonillo

      Que palavras medíocres e desagradáveis.Todo ser humano é digno de respeito,e o que ele faz ou deixa de fazer meu amigo,é problema dele,afinal voce nao vive a vida da pessoa,e se te incomoda,pula fora!

      Voce pode ir no barzinho encher a cara e os outros nao podem fazer o que gostam ? Que história é essa ? Sua falta de paciencia deve ser tratada com educação,conhecimento,e humildade.
      Fraqueza ? Você é fraco até dizer chega meu amigo,pois joga a culpa das suas paranoias em cima dos outros que fazem coisas que você nao faz.Só os seus comentários baixos ja provam que você é um viciado em pensamentos,e fraco,pois nao segue o seu caminho,para onde estiver para olhar o que os outros estão fazendo.

      Mais respeito,mais respeito…
      E vá tratar de olhar pra sua vida.

      Responder
    • joão mulato

      um conservadorismo assustador!
      alguém falando em proibição do fumo…
      o fato de alguém possuir um pensamento assim é compreensível, pois muito se fala de coisas assim “por aí”, e essas pessoas que engolem inteiro tudo aquilo que ouvem não são culpadas por sua alienação. agora… a hipocrisia dói…
      tantas são as coisas que prejudicam nossa saúde ["cafézim", churrasco, cervejinha gelada, fábricas, carros confortáveis,...] e ninguém diz nada.
      outro ponto, é essa visão preconceituosa de que todo fumante é viciado; fuma para “fugir” dos problemas, por ansiedade… fumo cigarros de palha que eu mesmo faço há uns cinco anos, e garanto que é por mera apreciação. e nunca “enfio” fumaça no pulmão do próximo. gosto do cheiro, do gosto, de picar o fumo, misturar a mama-cadela, preparar a palha, bolar… e usufruir do meu “paioso” à luz da lua cheia [é um ótimo momento de reflexão! é poético.]. se fico sem, não sinto falta, não fico violento, nervoso, trêmulo. fumo quando sinto vontade; por mero prazer, e é quase como um respeitoso ritual tribal envolvendo o tabaco.

      Responder
    • Jc Fs

      fumo cigarro de palha e tbm cigarro “convencional”…más nao fumo todos os dias, digamos que eu fume o tanto “seguro” da substancia…
      tomo cerveja de todos os tipos
      e não uso na proibido.

      Apresentado, bom respeito sua opinião…Legal vc pensar q devem jogar veneno nos fumantes…Más, ao mesmo tempo estranho e violento demais.
      Fumo pq gosto do sabor do cigarro. Aprecio alguns palheiros e fumarei pra sempre. Até morrer, foda-se se eu vou morrer antes ou depois de vc, quero fumar meu cigarro tranquilamente e realmente, se vc nao gosta do cheiro, saia de perto… Assim como quando alguem peida fedido e vc nao gosta…Vaze de perto mermão…Nao fumo para te agradar, muito menos para desagradar…E MUITO menos ainda para ter vc perto de mim ou alguém q nao goste de cigarro ou algo do genero…Fumo pelo simples prazer de fumar…Sim, sei que faz mal. Mais faz mal pra mim. Nao fumo perto dos outros, más também nao tento me esconder dos “fumofóbicos”…já que tudo é fóbico hoje em dia…Nao sou contra a lei q proibi fumar em lugares fechados. Sou contra sua ignorancia. Todos temos direito de fazer oq bem quisermos desde que nao prejudique o proximo! um abraço

      Responder
    • EDU

      “De fato o mundo onde vivemos é cíclico mesmo, os valores são invertidos de acordo com que a mídia vai nos enfiando goela a baixo suas modas e suas filosofias.
      Veja bem meu amigo.
      Na época de nossos pais, dar o CU era feio e fumar era bonito.
      Hoje em dia fumar é feio e dar o CU é bonito.

      Devo estar ficando louco mesmo…..

      Responder
    • REINALDO

      NÃO VOU DEFENDER O FUMO, MAS A SUA POSTURA DIANTE DAS PESSOAS É FRANCAMENTE IDIOTA. PARE DE SE ACHAR E COLOQUE-SE NO SEU LUGAR, CADA UM TEM DIREITO DE ESCOLHA, E SE ESSA ESCOLHA NÃO TE AGRADA, SAI FORA, AGORA DIZER QUE OS OUTROS VÃO PAGAR PELOS SEUS PROBLEMAS É O CUMULO. BABACA.

      Responder
  2. Ícaro Brito

    Descordo um pouco do nosso amigo ai em cima, pois teriamos que colocar na listas dos Fracos com “F maiúsculo” quem toma cerveja (por que todo mundo toma), quem toma remédio pra dor de cabeça (por que um laboratorio falou que é bom) ou anda de carro (por que é preguiçoso e sedentário) e por ai vai…

    Sou ex-fumante e como tal me sinto triplamente incomodado com a falta de noção alheia.
    O primeiro motivo de ter parado foi melhorar minha qualidade de vida e não dou a outra pessoa o direito de continuar poluindo meu pulmão contra minha vontade.
    O segundo é que sinto vontade de fumar e ficar lutando contra isso as vezes é um saco.
    O terceiro é que mesmo quando era fumante evitava fumar em locais onde a fumaça ficasse acumulada como em restaurantes, sempre saia de perto de grupos de pessoas em pontos de ônibus por exemplo e não jogava guimbas no chão sempre tirando a palha e guardando o filtro no bolso (que deixava minhas roupas nojentas).
    Hoje em dia peço mil desculpas aos não fumantes que incomodei mesmo com minhas práticas de boas maneiras e acho que todo fumante deveria pagar IPTU dobrado.
    Mas sobre o banimento geral, estamos quase lá!

    Responder
  3. SlothSam

    Caro,
    me excedi no meu comentário.
    Quero voltar atrás e dizer que não tive a intenção
    de ofender ninguém, ok?
    Fui inflamado pela minha falta de paciência com cigarro.

    E concordo: a lista das fraquezas não é composta só de cigarro. Mas assim como os exemplos que você citou, o ato de fumar, em si, é uma fraqueza, que aqui quero chamar de dificuldade de conseguir se livrar de um obstáculo/vício. Acredito que, admitindo nossos pontos fracos, aí sim estaremos prontos para buscar e praticar algumas soluções.

    Abs.

    Responder
    • Eduardo

      Voltar atrás é para os arrependidos, para os bravos, para os inteligentes e até mesmo para os fracos… Mas pelo visto voce levou mesmo foi uma catracada! Pense antes de sair escrevendo. Pare, fume um paierinho com calma. Ajuda bastante.

      Responder
  4. Ana Paula

    Pow Felipe… navegando nos blogs dos meus amigos vi o seu e me deparei com esse post. Só passei para dizer um olá e defender o meu companheirissimo cigarrinho de palha; que como ex fumante do cigarro “tradicional” percebo claramente que não tem um cheiro tão forte e tão ruim como o outro.

    Beijos Ana

    Responder
  5. Marcus Gabriello

    Eu não sou fumante, mas já que o assunto é a catinga da fumaceira poluidora, pergunto ao autor Felipe se ele tem carro e usa seu carrinho para ir pra lá e pra cá para o seu bem-estar e comodismo, porque se você, Felipe, tiver – que tal fazer a tua parte e banir do planeta Terra a fumaça venenosa que sai do teu carro, heim? Vamos acabar com o efeito estufa? Que tal deixar o teu carro na garagem e passar a andar a pé, de bicicleta e a usar veículos coletivos? Se você não tiver carro, então retiro o que disse acima. Se você fala mal do cigarro dos outros então, por coerência, seria justo que você falasse mal da poluição que você causa com o teu carro. Se esse comentário for de mau gosto basta não publicá-lo.

    Marcus

    Responder
  6. Felipe

    Marcus,

    A poluição dos carros me irrita também. Tenho carro, mas utilizo o transporte coletivo para ir e vir. Eventualmente cometo meu “pecado” e utilizo o carro, sozinho ou com mais pessoas.

    Defendo completamente o transporte coletivo e alternativo. Principalmente pra desafogar o tráfego. Infelizmente, Belo Horizonte tem um serviço de metrô deficiente e a distância que percorro entre casa e trabalho (39km) além de grande é insegura.

    Responder
  7. Rayllany

    é extremamente desagradavel pessoas que fumam principalmente em lugares fechados,pois a fumaça não tem para onde sair, e acaba prejudicando e muito os não-fumates.
    Os fumantes deveria se conscientizarem de que o cigarro faz muito mal a saúde deles de quem convive com eles, assim não precisaria de lei para proibir o fumo em lugares fechados,pois a consciência ainda é o melhor caminho para a prevenção…

    Responder
  8. Thiago

    Pow, sou fumante primeiramente…
    Concordo com todos os pontos ditos no texto, apenas comento aki para salientar que a boa educação eh sempre bem vinda e apreciada, ao verem um fumante te incomondando com seu prazer/vicio peçam educamente para que apague ou se estiver prestes a acender que aguarde um pouco mais pq o cheiro te incomoda ou inventa que tem asma e que a fumaça do cigarro elicia um ataque bronquio pulmonar… vai da imaginação e educação de cada um… mas pelo amor de deus!!! não fiquem quietos olhando com cara de merda para o fumante ao teu lado esperando que ele venha a ler teu pensamento ou ver na tua cara de aborrcido uma linguagem absurda de “coitadinho dessa cara do meu lado, acredito que estou incomodando ele… vou apagar meu cigarrinho e acender mais tarde.. olha soh que civilizado eu sou”….
    Claro que tem uns fumantes que soh falta baforar na tua cara, jogar bituca na tua comida e deixar as cinzas na tua bebida… fora isso.. use da educação e o dom lindo da comunicação

    Responder
  9. Terramel

    Frescura e falta de costume. Cigarro de palha é uma delícia! Eu adoro o meu paiero goianinho! Se alguém não gosta, melhor ainda! não estou nem aí com nada não. Aí é que eu fumo mesmo e perto dos que reclamam e faço ele mais forte ainda heuaehueaheauhaeueahueahuea!

    Deviam proibir era o álcool que é muito pior do que o cigarro e tambem o cigarro normal. O bom é ficar liberado apenas cigarro de palha, charuto, cachimbo e maconha!

    Responder
  10. Diego

    Numa discussão bacana, cada um com seu ponto de vista bem definido e civilizado, tem SEMPRE que entrar um sem-noção babaca e avacalhar tudo com palavrão e sem argumento válido.

    Dito isso, também sou completamente contra o cigarro, normal, de palha, de maconha, charuto, cachimbo, o que for. Quem gosta, que fume em casa, de boa, curtindo com os amigos, porque cada um tem sua válvula de escape e isso é muito saudável. Mas não precisa compartilhar seu escape comigo não. Tô bem com os meus próprios vícios e não preciso do de ninguém me enchendo o saco.

    E tenho dito,
    sem palavrão né ricardo?

    Responder
  11. Leandrius

    Sou fumante, e digo que se incomoda com fumaça, que nao tenha carro, que nao saia de casa. Se o cigarro incomoda, é simples. fiquem em casa e façam festas exclusivas pra nao fumantes. Sou caipira e nao largo meu paieiro.

    Responder
  12. Michel!!!

    O cigarro acabou comigo, nos anos 90, eu era campeão de judô aqui em Floripa, encontrei amigos “malas” e não deu outra..
    cigarro e maconha na cabeça…..
    Por causa destas porcarias, hoje sou advogado, ou seja, um fudido e mal pago que tem que ficar de 8h à 10 hs dentro de um escritório trabalhando perante os equívocos alheios. Já os meus amigos, realmente vivem a verdadeira essência da vida….
    Queria eu, ficar o dia inteiro surfando, fumando maconha e pegando a mulherada, mas o cigarro não deixa(tira-me a vontade)…..
    proibição do tabaco e liberação da marijuana, jáá´!!

    Responder
  13. yudi

    Sou fumante a 1 ano mais ou menos e ja tive experiencia com cigarros qndo menor
    aparentemente estou tentando parar, mas é uma coisa meio dificil de explicar

    Responder
  14. raphael

    Olá,
    sou fumante à 1 ano +ou- e sei que realmente o cigarro encomoda muitas pessoas e q deve ser proíbido em locais especificos…
    porém em boates e bares acho q seria uma forma de preconceito aos fumantes, da mesma forma q existe preconceitos raciais e outros do tipo.
    um bar ou boate que pedisse para um fumante se retirar seria um problema preconceituoso pela minha visão.
    já que encomoda tanto acho que deveria ser feito um local próprio para fumantes e não adianta dizer q a fumaça não respeita essa área, pois hoje em dia existem cortinas de vento que irão “vedar” essa fumaça para não se propagar em áreas não fumantes.
    infelismente nosso governo não procura solucionar os problemas de forma pacífica sem prejudicar alguns grupos da população.

    de modo geral sempre digo: procure resolver seu problemas sem prejudicar os outros.

    grato pelo espaço de expressão!

    Responder
  15. Matheus Alpino

    Uau sou poltiicamente correto e revoltado! Mãe me dá um premio! Julgar é muito fácil.

    Uau se for pra banir todo mundo que incomoda do mundo nao vai sobrar nimguem , seus hipocritas. Larguem de ser fracos e façam o que querem se quiserem aguentado as consequencias sem chorinho.

    Responder
  16. Diogo

    So fumo palheiro, herdei esse habito de familia msm e amigos pois sou do interior mineiro e sempre gostei dessas coisas artesanais, e bem melhor que o comum aonde e usado ate toxicos de mata-barata, agora não fumo perdo de ninguem pra não incomoda quem não gosta enquanto ao uso dinheiro e meu e faço o que quiser com ele o pior e fala de fumar e depois encher fazer coisas piores que prejudica a pessoa que não tem nada haver tipo beber por exemplo e bem pior pq o cara bebado prejudica as pessoas ao seu redor quando o fdp vai dirigir bater na mulher enfim …Acho que vc deveria preocupar com coisas mais importantes pq não vai conseguir tira o habito de pessoas que faz isso a anos e não vai se importa se vc gosta ou não!!

    Responder
  17. Kuler

    Bom, sou ex-fumante de cigarros industrializados a 1 ano, porém sempre consumi cigarros de maconha, e quando parei com o tabaco, aumeitei imensamente o consumo de Canabis.
    Decidi procurar ajuda médica, e iniciei um tratamento a cerca de 30 dias. Me foi solicitado ao médico que tivesse abstinencia absoluta da Canabis, pois eu estava(estou) em um estado muito ruim devido a abstinencia de Canabis (sim, existe sintomas fortes de abstinencia de Canabis e ela possui linha limite, ou seja, o consumo aumenta por falta de efeitos), logo eu estva fumando quase que 10-15 baseados por dia…
    Enfim, ao iniciar o tratamento, tive um recaida, para o cigarro de tabaco, já que estava TOTALMENTE proibido de fumar Canabis. Sabem qual foi o conselho de meu médico???

    Que neste inicio de tratamento eu não fumasse cigarros industrializados de maneira alguma, devido a forte capacidade viciante dos mesmos, porém como meu estado é muito instavel, ele me aconselhou que fumasse EVENTUALMENTE quando não conseguisse mais aguentar, cigarros de palha, sabem PQ?
    Pois os mesmos realmente não tem tantas substancias toxicas quando ao industrializado, e tb VICIA menos, e o ponto principal, o mesmo é MUITO forte ao paladar e derruba muito, logo eu não me acostumaria ou aguentaria o mesmo!
    Resumo a 1 semana tenho consumido os cigarros de palha ou até mesmo fumo “natural” enrolado em seda….
    Gente eu fumo 1 ou meio no máx. nestes dias, e a cada dia perco mais o interesse, pois realmente são entojantes…

    Resumo, kd um, kd um! Mas, é necessário respeito ABSOLUTO a todo ser humano em suas opções , seja o fumante que GOSTA e decide fumar, quanto aos demais que se incomodam com a fumaça alheia! Só fumo meus palhas em casa (no quintal), e jamais em locais publicos!

    Saúde e felicidades a todos!

    Responder
  18. Jake

    VOCES SAO TODOS HIPOCRITAS

    A LEI ANTI TABAGISMO TAMBÉM É MODA!

    O CIGARRO FAZ MAL, ASSIM COMO QUALQUER SUBSTÂNCIA ARTIFICIAL.

    Porque vamos a DROGARIA?

    PORQUE USAMOS DESODORANTE?

    Porque TOMAMOS UMA GELADA no fim de semana?

    Porque ninguem fica indignado com a quantidade de fumaça que respiramos TODOS OS DIAS, CARROS, FABRICAS, CAMINHOES, ONIBUS, MOTOS??????

    EU LHES RESPONDO….PORQUE ESSA LEI TAMBEM É MODA…..LHES CONVIDO A SE ODIAREM TAMBEM PORQUE EU TENHO QUE CHEIRAR A MERDA QUE VOCES SOLTAM DO ESCAPAMENTO DOS TEUS LINDOS CARRINHOS TODO SANTO DIA!

    VOCES SAO TODOS HIPOCRITAS, MEDIOCRES E PIOR DE TUDO, MUITO PROVAVELMENTE FÃS DA GLOBO.

    EU FUMO, EU BEBO E EU ANDO DE CARRO E APENAS QUEM NAO FAZ NENHUM DOS 3, PODERIA QUEM SABE TER ALGUM DIREITO DE RECLAMAR DE ALGUMA COISA.

    Responder
  19. Jake

    SE O CIGARRO FAZ TAO MAL ASSIM PORQUE O GOVERNO, EM VEZ DE DISPERDIÇAR MILHOES EM CAMPANHAS INUTEIS, NAO PRODUZEM UM CIGARRO QUE NAO FAÇA TANTO MAL ASSIM, EM VEZ DE 4.700 SUBISTANCIAS, ACHEM UM JEIT DE USAR APENAS UMAS 10, APOSTO QUE TODO FUMANTE APROVARIA.
    MAS O IMPORTANTE È A MODA E A ELEICAO PRESIDENCIAL DO SERRA O RESTO QUE SE F***

    Responder
  20. jason

    nao largo meu paierinho bem trabalhado com fumo goianinho, com direito a uma linguada na urtima vorta um cafezinho passado na hora ouvindo uma moda no cair do sol…….

    mais uma coisa concordo plenamente com o jake, foi o mais senssato ate entao…

    e tenho dito cambada de portera fechada

    Responder
  21. Rodrigo

    Fumo a dois anos, somente cigarros de palha. Bom concordo com os demais que publicaram a respeito da fumaça, realmente incomoda quem não fuma. Independente de ser de palha ou industrial quem fuma sabe das complicações de saúde que o cigarro causa. Melhor coisa é tentarmos parar ou ao menos diminuir. Então por que não pensamos em fumar menos, procurar meios alternativos de transporte e não fazer apologia as bebidas? Comodismo é a resposta! O mundo é mesmo um lugar complicado, esperamos que as coisas simplesmente aconteçam como num passe de mágica. Sou a favor da lei que proíbe o cigarro em locais públicos fechados. Espero que no futuro o cigarro não seja mais comercializado, o prazer é bom mas não vale a vida de ninguém.

    Abraço a todos.

    Responder
  22. nerly coelho de souza

    olha: fumo desde 12. tenho 70. fumei durante muito tempo este cigarrinho de papel encrementado com venenos das fabricas de cigarros. entre uma parada e outra fiquei quase 20 anos sem fumar. agora é só paieiro que faz infinitamente muito menos mal e não empesteia suas cortinas e roupas como o de papel. ele nao vai para as fabricas tomar banho de quimica e sua palha não tem pólvora como o branco (vejam as marcas dela no papel). Antigamente no tempo do Misbela e Continental voce esquecia o cigarro no cinzeiro e ele apagava, ao contrario de hoje quando ele qeuima até chegar no filtro. É mlogico que devemos ter educação e não obrigar outras pessoas a cheirar fumaça, assim como não temos obrigação de ouvir musica extremamente alta que alguns idiotas nos impoem a escutar. Não tenho tosse, nado, faço academia, namoro e ainda dou conta e o dia que eu sentir qualquer efeito malefico do cigarro em mim, eu paro. Penso que fumaça urbana (onibuas, carro, caminhões e industrias fazem muito mais mal que ele. Assim como a bebida que alem de comer o cara por dentro ainda o torna um chato e incoveniente.SALVE O MAMA CADELA (FUMO GOIANO)

    Responder
  23. Emirge

    É bom daqui da Ilha de Vitória-ES. um mineiro da gema qui sou, observar o diálogo de conterrâneos em um assunto tão fertil.
    Fumei até os 23 anos, naquele tempo era o Kingston (quem lembra?) e aos 51 passei (voltei) a fumar o café crem holandes aquele da latinha quadrada, e dai pro paierinho foi um pulo.
    Meu pai fumava seu paierinho artezanalmente, eram longos papos e histórias incrivéis que ele, enquanto cortava o fumo e preparava o seus cigarrinhos que caprichosamente colocava em um porta cigarro de couro marrom, pricipalmente quando ia visitar algum parente, contava, e eu sentado num banquinho de madeira presente de um tio, com muita atenção escutava.
    Momentos de uma lembrança fraterna e romântica, lá estava meus tios e tias na cozinha fugão de lenha acesso, aroma de café sendo cuado em cuador de pano,travessa de porcelana c/ biscoitos quebra-quebra e outros, e o tagarelar das tias e primas, o cachorro boxer de nome fiel aturando nossas travessuras, num més qualquer de junho onde o frio cumia solto lá fora…
    Hé Pará de Minas que não volta mais.
    Lembro de uma vizinha que se chamava Mª. Expedita operária da fábrica de tecidos(que todo dia as 11 hr tocava uma possante cirene, avisando que tava na hora de começar outro turno.
    Eu morria de medo quando a via mastigando um fumo enrrolado num pano encardido, e lembrava que tava na hora de se arrumar para ir pro “grupo”…hj chama colégio…
    Não parecia um absurdo ter aquela personagem como vizinha, naquele tempo rico morava do lado do mais simples e não havia violência havia uma amizade solidária, e o mastigar o fumo era apenas um custume de um personagem simples de uma cidadezinha do interior, e sabe lá como ela recebeu aquela influência de mastigar o fumo preto…
    Eu criança nem parava para julgar aquele mundo que acima de minha estatura de criança via e só restava praticar o respeito para c/os mais velhos, coisa que hj tá difícil de se ver, k se f… eles retrucam…
    Poderia sugerir que ao invés de picuinizar tal hábito, porque não implicar c/ essa galera doida que agora destramela a curtir de tudo de qualquer forma?
    Porém, paz de espirito é algo que vc cultiva ou busca cultivar no silêncio de sua solidão, alguém disse que o inferno é os outros, acho que foi o Dante, dai que degladiar sobre um custume, sim cigarro de palha é um custume, alguém num verbete “moderno” passou a chamar de vício, discordo é uma liturgia.
    Tudo está na mente e quem pilota é vc, claro cabe um pouco de habilidade…
    E, ser verdadeiramente feliz so pode começar na solidão, se não, não faz sentido…
    Tô aqui c/meus 58 anos pratico esporte desde que me lembro por gente, hj gosto mais do esporte na horizontal, mas o cigarrim de palha depois de um esporte na horizontal embalando o silêncio de um prazer bem vivido, não há paga,e se tiver um pro seco ai que piora… a moça as vezes até resmunga, porém o tarugo vermelho logo acalenta sua mãnha e como uma leveza de ser a harmonia toma conta…
    Portanto,fumar um paerim e uma liturgia, se alguém vulgarizou, ai sim vamos combater a vulgaridade e não o hábito saudável de uma fumaça na cama depois do amor…
    Sem paranóia…
    Não pretendo fazer apologia do fumar…
    Pior é um peido dentro de um avião, como aconteceu outro dia voltando de Brasília, acho até que foi um político fdp…rsrsrs…
    Agora enquanto escrevo o paerim tá acesso e as vezes apaga…
    Liga pra moça e vai fazer amor que a rabugisse passa…
    abçs.
    Desculpe a invasão…
    Orlando Pinto-Coelh…

    Responder
  24. Republicano Caipira

    Só tem hippie idiota nessa m*rda. Cada um tem o direito de decidir seus hábitos e o que um coloca dentro de seu corpo. E ao imbecil que postou isso tudo: Se vc não gosta de bares que não proíbem cigarro, não os frequente seu bosta. Não precisa sair falando para eradicar cigarros e proibir fumo em qualquer ambiente fechado, mesmo que as pessoas lá estejam de acordo com isso. Você é um democrata de merda que vai pro inferno e eu vou morrer antes de você passar por cima da minha liberdade desse jeito. Seu otário.

    Responder
  25. Sassá

    Pega leve galera, fuma quem quer. Faz mal, mas cada um decide se vale apena correr o risco.
    Uma coisa é o cara chegar do seu lado fumando. Outra é ele fumar onde ninguem vai incomodar.
    Voces tão muito preconceituosos…o mundo não é dividido entre quem e fuma e quem nao fuma ; Fumar é só uma opção, assim como beber, ser vegetariano, dar o cu ou ser careta :o
    “acabe já com o seu preconceito, D2, mas mantenha o respeito”
    shauhsuahsuhas

    Responder
  26. maria

    Eu acredito que o cigarro foi a pior invenção no mundo. Além de fazer mal para a saúde, é muito desagradável ficar perto de uma pessoa fumante. Mas se a sua resposta é fumar para ser legal, então é uma burrice maior ainda. Não arrisque a sua vida só para fazer parte de um grupinho.

    Responder
  27. Rage against the machine

    Fume por fumar, morra por morrer, q tal n se lamentarem e começar a pensar q esta na hr de vcs criarem vergonha na cara e parar com todo esse preconceito com quem fuma, se vc num sabe pedir pra pessoa parar de fumar perto de vc. É pq vc eh uma pessoa fraca com problemas psicológicos. Então seja você, homem ou mulher nao insista em querer mudar o mundo. Vocês nunca vao conseguir. Sejam fortes e sigam em frente seus proprios caminhos.

    Responder
  28. Severino

    Concordo com os que dizem que fumar incomoda e que é preciso haver respeito com os que não fumam, porém é preciso haver respeito com os que fumam, vicio é uma doença assim como existe o viciado em cigarro existe os viciados em drogas pessadas, respeito é a palavra chave para que aconteça a boa convivencia.
    Respeitem os fumantes tbm. é uma questão de opção, os fumantes tem conhecimento do mal que o cigarro faz, tem até médico fumante.
    A questão é que somos livres para decidir e quem não fuma tem que respeitar a decisão do fumante de ser fumante.
    Se algum sem noção te incomodar com a fumaça – fale – muitas vezes ele nem percebeu. e terá o maior prazer de atendê-lo.

    Responder
  29. Ismael Jabez

    Bem amigos devo-lhes dizer antes de iniciar o assunto sobre fumar ou não fumar, que eu sou um fumante de cigarro de palha e de maconha, é isso mesmo meus caros. E devo dizer também que isso definitivamente não me acrescenta e não me diminui nada como cidadão brasileiro, continuo tendo os mesmos direitos e as mesmas obrigações de qualquer outra pessoa, porem o que estou vendo aqui é o acumulo de preconceito explícito e os próprios dizendo isto com orgulho e estufando o peito dizendo até as vezes “acho que fumante deveria pagar IPTU dobrado” tenho certeza, repito, TENHO CERTEZA que esses mesmo não sabem do pobre efeito que um fumante faz a natureza, e também não devem saber dos efeitos que seu carro, sua moto, seus eletrodomésticos devem causar, mal mal sabem sobre o que é o aquecimento global e quais são seus maiores feitores.

    Uma dica minha pra vocês hoje:
    Aprendam o ruim e ensinem o bom.

    Saibam porque é ruim ou se é mesmo ruim, cultivem o bem e o bom e o guardem para si, não fiquem ai desmanchando suas cabeças sobre coisas que nem mesmo sabem, saibam tudo sobre o que esta criticando ou não queiram dar sua opinião mediocre sobre o mesmo assunto.

    Responder
  30. Sipaz!

    Viva a democracia e o respeito mútuo!!! Parabéns aos defensores dessa ideia, independente de qualquer vicio. Inclusive, RESSALTO: larguei o cigarro industrializado repentinamente há 2 semanas após 19 anos de uso e estou sentindo nojo do cheiro, porem respeito os fumantes e as pessoas de um modo geral, pois o que é certo para uns, para outros , DEPENDE!? Quem pode garantir o quê sobre a vida de quem? Quem será salvo? Quem morrerá disso ou daquilo? E, sobretudo, pergunto: QUANDO? Para morrer, basta estar vivo…portanto, viva sua vida e não a dos outros!!!
    Ps.: como sou de carne, osso e sinto meu sangue correr um minhas veias, gosto de ter prazer e um deles é tomar um chopp aos fins de semana. Desta forma, para evitar qualquer recaída ao cigarro quimicamente industrializado, optei por deixar a “disposição” o cigarro de palha….percebo que foi a melhor coisa que fiz, pois não estou ansiosa, irritada, etc…estou bem, feliz sem aquela química toda do cigarro tradicional, porem relax, psicologicamente falando, pois tenho para onde correr nos momentos que assim necessitar. Recomendo a TODOS essa mudança de habito, ou seja, visar o fumo para o prazer de “vez enquanto” soltar uma fumacinha, porem fumacinha essa bem diferente, pois é fraca, leve, o cigarro vira e mexe apaga e aí dura, perdura e satisfaz… como o gosto é forte, 1 ou 2 cigarrinhos numa noite são suficientes!!! Vale a pena! O melhor é que a vontade de fumar o cigarro tradicional passou por completo, restando apenas o habito e o prazer benéfico do lazer que faz parte da vida de toda e qualquer pessoa que trabalha, estuda e PENSA GRANDE!!!

    Parabéns especial aos pensadores EMIRGE E ISMAEL JABEZ!!!

    Responder
  31. Marcelo

    Olá. sou médico e digo que cigarro de palha não faz mal, um exemplo:
    - Já viram algum Índio morre aos 50 anos?
    - Na sua família tem um parente com quase 90 anos que bebe pinga e fuma cigarro de palha? com certeza tem!

    só isso, parem e pensem!

    Responder
  32. Reinaldo José de Paula

    Você está louco Marcelo! Como cigarro de palha não faz mal? Claro que faz! Até mesmo viver em um lugar onde o ar é poluído faz mal à saúde, quanto mais ingerir fumaça de qualquer cigarro. Além do mais, como saber a procedência de cigarros de palha? como saber se estas palhas foram bem preparadas para o mesmo. Muitas dessses palhas são retiradas de paióis, onde se sabe há uma grande ocorrência de roedores.

    Responder
  33. Angela

    Sou fumante a muitos e muitos anos gasto muito dinheiro pra ser fumante, atrapalho minha saúde, e desejo que ninguem fique viciado, o vício é a passagem para uma vida que te sacrifica te tira da sociedade, as vezes levanto e falo não fumo mais e não consigo, desejo que se ninguem mais entre porque É difícil parar DE FUMAR

    Responder
  34. Danilo Vieira

    Na moral… Tu falou que o cigarro de palha tomou conta dos bares, mano, você está em um bar e não quer que haja fumantes no local? Já que você se importa tanto não vá pra um bar fechado, onde seja proibido fumar. Acho que você deveria respeitar mais a escolha dos fumantes, fumar é uma escolha e não cabe a você julgar a razão de uma pessoa querer fumar. Não gosto de presenciar atos homosexuais, simplesmente não olho, não gosto de destilados, simplesmente não bebo, se você não gosta de cigarro, NÃO FUME, e fique na sua. Não cabe a você apontar o dedo pra ninguém e dizer o que é certo. Babaca!

    Responder
  35. Guilherme Gouvea

    O açúcar refinado, o álcool e os alimentos industrializados são muito piores para a saúde pública que o cigarro de palha, meu amigo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>